Artigos
Compartilhar
Informativo Anamages - 11/10/2013

Congestionamento de processos prejudica julgamentos no 1º grau

O grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para encontrar soluções para o congestionamento de processos na primeira instância do Judiciário brasileiro enfrenta desafio significativo. Apenas um em cada quatro processos foi julgado por juízes do primeiro grau de jurisdição em 2011, de acordo com o levantamento do CNJ Justiça em Números. Dos 79,9 milhões de processos que tramitavam na primeira instância, apenas 21,8 milhões de ações foram julgadas e baixadas (resolvidas), o que equivale a 27% do volume processual e a uma taxa de congestionamento de 73%, segundo o relatório.

 

No segundo grau, o índice é de 50%. Das 5,9 milhões de ações que tramitavam naquele ano, 3 milhões foram baixadas (resolvidas). A Justiça Estadual é o ramo do Poder Judiciário com a taxa de congestionamento mais crítica, 75%. De acordo com os dados de 2011 do Justiça em Números, apenas 25% das demandas foram resolvidas, o que corresponde a 15,9 milhões dos 65,2 milhões de processos que tramitavam na primeira instância naquele ano – o percentual de processos julgados e baixados pelo segundo grau é mais que o dobro, 52%.

 

A taxa de congestionamento no primeiro grau, em 2011, atingiu 68% na Justiça Federal, 59% na Justiça Militar [...]Continue lendo

 

Pedestre que caiu em calçada mal conservada deve ser indenizada pelo Município

A 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve sentença de 1º grau que condenou o Município de Guaíba ao pagamento de indenização no valor de R$ 12 mil para pedestre que caiu em calçada mal conservada.

 

Caso

 

A autora entrou com Ação de Reparação de Danos Morais e Materiais contra a Prefeitura Municipal e o dono do terreno, alegando que trafegava pela Rua Vinte de Setembro, esquina com a Rua São José, no Centro da cidade, quando sofreu o acidente. Segundo ela, devido às péssimas condições da calçada, desequilibrou-se nas pedras e restos de construções que ali se encontravam, e acabou caindo no chão. A queda causou-lhe ferimentos na mão direita e no tendão flexor do dedo. A autora argumentou que o Município não fiscalizou as condições da via pública e que o dono do terreno deveria ter feito a manutenção da calçada.

 

Sentença

 

Em 1º Grau, a Juíza de Direito Ana Lúcia Haertel Miglioranza inocentou o proprietário, ressaltando que na época dos fatos, o terreno do requerido já havia sido desapropriado e a obra da calçada estava sendo realizada pelo Município.

 

Considerou o dano moral evidente tendo em vista que foi [...]Continue lendo

 

Uso da petição eletrônica salta de 25% para 60%

A universalização do peticionamento eletrônico no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma das ações estratégicas propostas pela gestão do presidente Felix Fischer para avançar no caminho da modernidade, é apenas uma questão de tempo. E de pouco tempo. 

 

Em apenas dez dias de funcionamento, a primeira etapa do projeto já produziu resultados supreendentes: o índice de peticionamento no formato eletrônico chegou a 60% das mais de 45 mil petições que o Tribunal recebe mensalmente. 

 

A receptividade e o sucesso da medida entre os operadores do direito têm explicação. Por determinação da presidência do Tribunal, a transição do peticionamento em papel para o meio eletrônico foi conduzida de forma didática, cautelosa e com prévia comunicação aos usuários. 

 

O STJ reforçou sua equipe de atendimento e desenvolveu tutoriais específicos para esclarecer toda e qualquer dúvida dos usuários, de forma clara e objetiva, tornando o uso da petição eletrônica mais fácil, rápido e totalmente seguro. Com isso, antes mesmo da entrada em vigor da obrigatoriedade do peticionamento eletrônico, o índice já havia saltado de 25% para 50%. 

 

“O expressivo cres [...]Continue lendo

 

Leia outras notíciasSTJ inicia processo de homologação da Tabela Unificada de MovimentosConcluída a primeira etapa da Tabela Unificada de Movimentos Processuais (TUM), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entra na fase mais complexa do seu processo de implantação: a homologação dos sistemas.  A pa Menoridade pode ser avaliada em apelação contra decisão do júriA decisão que impõe a realização de novo júri apenas para avaliar a incidência da atenuante objetiva da menoridade de condenado por homicídio é inútil. Para a Quinta Turma do Superior Tribunal de Ju Ministra Eliana Calmon realiza primeiro interrogatório criminal por videoconferência do STJA ministra Eliana Calmon inaugura nesta quinta-feira (10) o uso de videoconferência para interrogatório em processos criminais do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É a primeira vez que isso será feito em processos penais ori Projeto do Judiciário distribui brinquedos em Governador Nunes FreireA juíza Raquel Araújo Castro Teles de Menezes, titular da Comarca de Governador Nunes Freire (MA), realizou na tarde de segunda-feira (7/10), mais uma etapa do Projeto Justiça e Cidadania: porque fazer o bem faz bem. A magistrada contou co Justiça Militar de São Paulo inaugura sistema de teleaudiênciasCompromissado em melhorar continuamente os seus processos de trabalho, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), mediante convênio de cooperação com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e Mudança temporária por necessidade de trabalho não afasta proteção do bem de famíliaSe o afastamento da residência é determinado pela necessidade de subsistência, o imóvel desocupado não perde a proteção dada ao bem de família. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribun Presidente do STF participa de reunião da Comissão de Veneza a partir desta sexta (11)O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, participa, nesta sexta-feira (11) e sábado (12), na Itália, da 96ª sessão plenária da Comissão Europeia para a Democracia pelo Direito (mais conhe Mutirão carcerário do CNJ, em Alagoas, será em novembroO mutirão carcerário em Alagoas será no período de 4 de novembro a 6 de dezembro. A data foi definida nesta quinta-feira (10/10), em Maceió/AL,  no encontro entre o supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscaliza Na Paraíba, advogado usa smartphone para pedir preferênciaOs advogados ganharam uma ferramenta a mais para facilitar o acompanhamento de processos que estão na pauta de julgamentos da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Por meio de smartphones e tablets, os Ministro nega liberdade a condenado por crimes no caso Ceci CunhaO ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu liminar solicitada no Habeas Corpus (HC) 119630 pela defesa do ex-deputado federal Pedro Talvane Luis Gama de Albuquerque Neto, a fim de que ele fosse solto. Talvane foi condenado a 103 anos de