Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 27/11/2012



 

Encontro entre Enfam e escolas da magistratura é destaque do CNJ no Ar

 

 


O programa CNJ no Ar, da Rádio Justiça, mostra na edição desta terça-feira (27/11) como foi a reunião realizada entre a Diretora?Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministra Eliana Calmon, e os diretores das escolas da magistratura Federal e Estadual. O encontro, realizado nesta segunda-feira (26/11), em Brasília, apresentou projetos voltados ao aprimoramento na formação dos magistrados desenvolvidos pela Enfam. Entre as iniciativas, está a criação de um curso de difusão e compartilhamento das práticas eficientes do Poder Judiciário. A equipe de reportagem da Rádio Justiça acompanhou os trabalhos e traz as informações.

 

Leia Mais

 

Semináriosobre sistema carcerário na Câmara contará com juiz do CNJ

 

 


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (27/11), o seminário Avaliação e Propostas para o Sistema Penitenciário.  O evento tem início previsto para as 9h, no Plenário 9, Anexo II da Câmara. A primeira mesa de debate, que fará uma avaliação sobre as repercussões da CPI do Sistema Carcerário, concluída em 2009, terá a participação do juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luciano Losekann, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF).

 

Leia Mais

 

Empresas fecham 67% de acordos nos Juizados Especiais Cíveis de Brasília

 


O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília (Cejusc/Bsb) realizou 423 sessões durante a Semana Nacional de Conciliação, sendo 146 delas frutos da parceria entre o Cejusc e seis empresas privadas que participam do projeto Pauta Específica.

 

Leia Mais

 

Portalzinho CNJ registra mais de 2 mil acessos desde lançamento

 


A equipe responsável pelo Portalzinho CNJ visitou, nesta segunda-feira (26/11), crianças que estudam na Escola Classe 305 Sul, em Brasília. Foi um reencontro com 26 alunos da 5ª série que participaram, em outubro, na sede do CNJ, do lançamento do Portalzinho, uma página na internet com informações sobre o Judiciário e os direitos da infância e juventude, voltada para o público infantil. Nesse período, o site recebeu 2.154 acessos, segundo informou Daniela de Macedo, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário do CNJ (CEAJud), desenvolvedora do ambiente virtual.

 

Leia Mais

 

Sindicâncias dominam pauta da 1ª sessão do novo presidente

 


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza na terça-feira (27/11), a partir das 9h, sua 159ª sessão ordinária, a primeira sob o comando do novo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. Na pauta, casos que tiveram o julgamento suspenso em sessões anteriores por pedido de vista dos conselheiros. Entre eles estão várias sindicâncias da Corregedoria Nacional de Justiça para apurar suposta incompatibilidade entre o rendimento e o patrimônio de magistrados.

 

Leia Mais

 

CNJ relata evolução do sistema socioeducativo de Rondônia

 


O retorno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) às unidades de internação de Porto Velho, em setembro passado, revelou mudança positiva no sistema socioeducativo da capital de Rondônia. As juízas auxiliares da presidência do Conselho Cristiana Cordeiro e Joelci Diniz verificaram que o governo estadual realizou reformas e melhorias na infraestrutura física das unidades desde que foram visitadas pelo CNJ pela última vez, em outubro de 2010.

 

Leia Mais

 

Conselheiro participa de seminário sobre corrupção

 


O conselheiro Wellington Saraiva será um dos palestrantes do Seminário Transparência e Controle da Corrupção, que será realizado no próximo dia 10 de dezembro, em São Paulo. O evento integra a campanha ?Não Aceito Corrupção?, desenvolvida pelo Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), com o apoio de diversos órgãos, entre os quais o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Leia Mais

 

Caravana do SER visita mais seis cidades no interior da Bahia

 

 

A Caravana do Programa SER do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) concluiu na última quinta-feira (22/11) mais um roteiro pelo interior do estado.

 

Leia Mais

 

Tribunal de SP participa de evento sobre futuro da Aids no Brasil

 

 

O Poder Judiciário participou na manhã da última quinta-feira (22/11) do debate Aids ? missões para o futuro. O debate foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. O evento antecipa a celebração do Dia Mundial da Luta contra a Aids no Brasil e contou, na abertura, com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip, e do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

 

Leia Mais

 

TJ faz curso de capacitação de conciliação para voluntários

 

 

Vinte e quatro voluntários iniciaram na última quarta-feira (21/11) o Curso de Capacitação de Conciliadores, com duração de 40 horas. As aulas são ministradas pelos instrutores Waléria Martins Vieira, Eduardo Campos e Tatiane Guerra, na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A atividade é voltada para o público interno e externo que tenha o interesse em garantir a certificação de conciliador do Poder Judiciário de Mato Grosso.

 

Leia Mais

 

Compromisso do TJDFT visa melhorar o sistema prisional

 

 

O compromisso firmado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juntamente com o Governo do Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, na terça-feira (13/11), é muito mais do que melhorar apenas as condições das unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei no DF. O termo estabelece também a adoção de ações que combatem a superlotação e melhoraram as atuais condições dos internos dos estabelecimentos prisionais do Distrito Federal.

 

Leia Mais

 

Justiça no Cárcere firma parceria para ofertar emprego a detentos

 

 

O Projeto ?Ação Concentrada: Justiça no Cárcere?, que levará prestação jurisdicional ao Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), a partir desta segunda-feira (26/11), ganhou a adesão de mais um parceiro. A empresa Romazi, fabricante de materiais elétricos, irá participar da iniciativa, oferecendo 15 oportunidades de trabalho para detentos beneficiados pelo mutirão.

 

Leia Mais

 

Delegatários de São Luís assinam TAC com a CGJ-MA

 

 

Os delegatários titulares dos cartórios da 3ª e 4ª Zona de Registro Civil de Pessoais Naturais, Margarida Ribeiro e Enoch Vasconcelos, respectivamente, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta com a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão para melhoria dos serviços prestados à população. O documento foi assinado pelo corregedor-geral Cleones Cunha e pela juíza auxiliar da Corregedoria Alice Prazeres.

 

Leia Mais

 

Planejar é importante para evitar desperdícios

 

 

Boas ideias, invenções e projetos não surgem do nada ou de uma hora para outra, mas com muito trabalho, planejamento, troca de informações e experiências. Esta foi a tese defendida pelo coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Leonardo Bastos de Toledo, na palestra que ministrou na quinta-feira (22/11) no I Encontro Nacional de Gerenciamento de Projetos no Setor Público, organizado pelo Poder Judiciário e parceiros e que está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

 

Leia Mais

 

Profissionais do TRT-PI conhecem o programa "Vida Saudável"

 

 

Na manhã do dia 14 de novembro, o Setor Médico do Tribunal de Justiça do Piauí recebeu a visita de colaboradores do Tribunal Regional do Trabalho ? Secção Piauí, interessados em conhecer o Programa ?Vida Saudável? desenvolvido no TJPI sob a coordenação de José Nilton Veras.

 

Leia Mais

 

Justiça do Amapá é destaque no cenário nacional

 

 

Os dados mais recentes do ?Justiça em Números? do CNJ, divulgado em outubro passado, mostram que o Tribunal de Justiça  do Estado do Amapá possui o 25º menor orçamento entre os 27 Tribunais  Estaduais do País. O que não impede que possua um dos maiores graus de eficiência, quando considerada a relação entre despesa com pessoal ativo e quantidade de sentenças proferidas por cada magistrado. O Justiça em Números é uma ampla pesquisa, uma perfeita radiografia da justiça brasileira, que permite avaliar os Tribunais em relação à quantidade de processos, questões financeiras e do acesso à Justiça. Analisa ainda o perfil de cada região e estado, ponderando em seus dados, informações sobre população e economia.

 

Leia Mais