Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 24/05/2013

DPJ pede apoio da tecnologia para censo do Judiciário

 


A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), Janaína Penalva, apresentou nesta última quarta-feira (22/5) o projeto do censo nacional do Judiciário ao Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário. Com o censo, o CNJ espera traçar o perfil socioeconômico dos magistrados e servidores do Poder Judiciário em todo o País.

 

Leia Mais

 

Abertas as inscrições para o simpósio internacional sobre tráfico de pessoas

 


Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, no auditório do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (MS). Cerca de 250 pessoas são aguardadas no encontro que pretende dar continuidade ao trabalho de conscientização de agentes e autoridades envolvidos no combate a esse tipo de crime.

 

Leia Mais

 

CGJ-MA abrirá inscrições para casamento comunitário em São Luís

 

 

Motivada pela alta procura pelo casamento comunitário em São Luís, a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CCJ-MA) abrirá, novamente, as inscrições para a cerimônia, que ainda terá data e local definidos. As inscrições serão feitas de 3 a 7 de junho, das 14h às 17h, na sede do órgão mediante agendamento prévio feito exclusivamente por telefone.

 

Leia Mais

 

Rede contra violência doméstica no MT atende vítima e agressor

 

 

A implantação da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher mudará a realidade das vítimas e agressores dos municípios mato-grossenses de Barra do Garças e Pontal do Araguaia (510 km a leste e a 512 km ao sul de Cuiabá, respectivamente). O atendimento passa a ser focado não só na punição do agressor, mas também na identificação do problema e tratamento da família. A iniciativa visa garantir celeridade processual nos casos relacionados à violência doméstica, oferecer orientação social e psicológica à família.

 

Leia Mais

 

Corregedoria de Belém promove ação para estimular a adoção

 

 

A Corregedoria da Região Metropolitana de Belém e a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), em parceria com as Varas da Infância e da Juventude, Ministério Público e Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), realizam neste sábado (25/5) ação conjunta para celebrar o Dia Nacional da Adoção. O evento começará às 9h, na praça Batista Campos. O objetivo é sensibilizar, informar e estimular a sociedade cerca do tema.

 

Leia Mais

 

Justiça Militar inicia trabalho para recuperar PMs apenados

 

 

A Justiça Militar do Rio Grande do Sul está avançando em sua proposta de recuperação e reinserção de policiais apenados. Iniciado em 13 de abril, o projeto piloto conhecido como Grupo de Reflexão para Recuperação do Apenado tem no próprio nome a síntese do método, da justificativa e do objetivo do trabalho realizado. No Presídio Militar do estado, 10 policiais militares que cumprem penas vêm participando de sessões semanais com juízes, médicos e psicólogos. O foco é a reinserção do apenado no serviço militar e no convívio social.

 

Leia Mais

 

CNJ pede responsabilização pelo desperdício de recursos federais para presídios

 


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pediu ao Ministério Público a responsabilização das autoridades ligadas ao desperdício de recursos federais destinados à construção ou reforma de unidades prisionais em 11 estados. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), 39 contratos foram cancelados ou encerrados desde 2011. O montante de recursos devolvidos ao órgão por falta de uso soma R$ 103,384 milhões.

 

Leia Mais