Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 25/05/2013

Gestantes que desejam entregar filho em adoção são atendidas pela vara da infância e juventude do DF

 


Promover a adoção de crianças ou adolescentes que não se encaixam no perfil exigido pelos pretendentes não é a única preocupação dos órgãos judiciários brasileiros. Um esforço empreendido por diversas varas da infância e juventude vem no sentido de assistir mulheres grávidas e que, por alguma razão, não desejam ficar com os seus filhos.

 

Leia Mais

 

Vínculos que vão além da cor da pele

 


O amor não tem cor. É assim que Mirian, 39 anos, explica a relação que construiu com a filha adotiva, Camile, de 9. A menina tinha 2 anos e 3 meses quando fora adotada. A mãe conta que ela e o marido Milso Andrade, 55, se apaixonaram pela criança assim que a conheceram. Miriam e o esposo são brancos. Camile é negra. No entanto, a diferença quanto à cor da pele não representou uma barreira.

 

Leia Mais

 

Judiciário investe no combate a preconceitos

 


Mirian, 39 anos, é loira e tem os olhos verdes. Já Camile, 9 anos, é negra e tem o cabelo crespo. A diferença com relação à aparência, entretanto, não foi nenhum empecilho para que a candidata à mãe escolhesse a então candidata à filha. Ela e o marido Milso, de 55 anos e também da cor branca, não tiveram dúvidas quando foram apresentados à menina, na época com dois anos e três meses de idade. Aquela criança de fato era a filha que eles tanto ansiavam. ?Costumo dizer que nós fomos adotados por ela?, diz Mirian, ainda embevecida.

 

Leia Mais

 

Mutirão carcerário no PR contabiliza resultados expressivos

 

 

Foi encerrado na última sexta-feira (17/4), o mutirão carcerário e a inspeção na Colônia Penal Agroindustrial sob a coordenação dos Juízes de Direito Eduardo Lino Bueno Fagundes Júnior, Moacir Antônio Dala Costa e Jane dos Santos Ramos. Os trabalhos, que envolveram a 1ª, a 2ª e a 3ª secretarias de Execução Penal da capital, a Vara de Execução Penal e a Corregedoria dos Presídios de Maringá apresentaram 961 benefícios concedidos, sendo 342 alvarás de soltura expedidos, 247 progressões ao semiaberto, 149 comutações e indultos e 223 remições. Foram indeferidos 221 benefícios.

 

Leia Mais

 

Instalação de Apac em São Mateus está em estágio avançado

 

 

A instalação de uma unidade prisional dentro dos moldes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em São Mateus (ES) está em fase avançada. Neste momento, os dirigentes do Conselho da Comunidade do município elaboram o estatuto da entidade que será responsável pela administração do modelo Apac na região. A informação é do presidente do Conselho da Comunidade de São Mateus, João Coelho da Silva.

 

Leia Mais

 

Em iniciativa inédita, Tribunal do RN lança perfil no Instagram

 

 

Depois de reforçar sua atuação em redes e mídias sociais como Facebook, Youtube e Twitter, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) chega agora ao Instagram, rede de compartilhamento de fotos e uma das preferidas dos internautas por possibilitar a edição de imagens com diversos efeitos e filtros para fotografias. Inédita e inovadora, a iniciativa do TJRN tem o propósito de ampliar ainda mais sua comunicação e a disseminação de informações sobre a prestação jurisdicional para a sociedade e o cidadão.

 

Leia Mais

 

CNJ participa de audiência pública sobre regimes prisionais

 


O juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luciano Losekann participa na tarde desta segunda-feira (27/5) de audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre regimes prisionais. Convocada pelo ministro Gilmar Mendes, a audiência vai reunir especialistas e autoridades ligadas ao sistema carcerário para discutir a possibilidade de se cumprir a pena em regime ?menos gravoso? sempre quando o sistema prisional não tiver vagas no regime indicado pela Justiça.

 

Leia Mais

 

CNJ discute planejamento do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2019

 


O Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, nos dias 13 e 14 de junho, o I Encontro de Trabalho para Revisão do Planejamento Estratégico para o Poder Judiciário. O objetivo da reunião é dar início à elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2019.

 

Leia Mais

 

Judiciário maranhense discute alterações na Lei Previdenciária

 


A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) sedia, até esta sexta-feira (24/5), o Seminário Previdência Complementar: o que Você Precisa Saber, para debater sobre a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público e o impacto da medida para a aposentadoria de magistrados e servidores do Poder Judiciário.

 

Leia Mais

 

Programa CNJ no Ar destaca mesa-redonda sobre adoção, no Acre

 

 

A 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, no Acre, realiza, nesta sexta-feira (24/5), uma mesa-redonda com o tema Adotar é Legal. O evento faz parte das atividades em comemoração da Semana Nacional da Adoção, que termina neste sábado (25/5). O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do tema. Para falar sobre o assunto, o programa CNJ no Ar entrevista hoje o juiz substituto da 2ª Vara da Infância e da juventude de Rio Branco, Luís Vitório Camolez.

 

Leia Mais