Artigos
Compartilhar
Informativo Anamages- 06/07/2012

http://anamages.org.br/web/wp-content/uploads/2012/07/tjam1_6001.jpg"Nesta solenidade assistiremos duas emoções diferentes: a de quem está chegando ao fim de uma jornada e a emoção de quem está iniciando o caminho. Uma administração vai e outra vem, sem cessar, somente a instituição, Poder Judiciário, permanece".

 

Foi com esta frase que o desembargador João Simões, que comandou o destino do Tribunal de Justiça do Amazonas por dois anos (2010-2012), entregou o cargo ao desembargador Ari Jorge Moutinho.

 

Bastante concorrida, a solenidade foi realizada no Teatro Amazonas, que ficou com a plateia, frisas e galerias lotadas. O governador Omar Aziz, o prefeito Amazonino Mendes, a senadora Vanessa Grazziotin e o ex-senador Arthur Virgílio participaram da solenidade. O presidente da Associação Nacional de Magistrados, Nelson Calandra também veio a Manaus prestigiar a posse.

 

Simões abriu a cerimônia lembrando que no aperfeiçoamento das instituições não há obra perfeita ou acabada, há sim uma constante construção. "Cada administração constrói um pouco, realizando obras em prol do Judiciário, que todos queremos, cada dia maior e melhor", disse o presidente, destacando que ao final de sua administração cumpriu o que havia prometido no início da jornada: sanear as finanças e tornar mais ágil a prestação jurisdicional.

 

"É chegada a hora de prestar contas, mostrar de forma resumida o que foi realizado durante dois anos, sem demagogia ou falsa modéstia, é importante destacar alguns pontos marcantes", continuou.

 

Continue lendo...

 

Juiz vai ao Legislativo de Joinville para falar sobre o sistema prisional

http://anamages.org.br/images/info/lateral-direita.jpg

O juiz de Direito da 3ª Vara Criminal e corregedor do sistema prisional da comarca de Joinville, João Marcos Buch, usará, no próximo dia 11 de julho (quarta-feira), às 10h, o espaço reservado na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores da cidade para falar sobre a situação do sistema prisional e execução penal da Comarca local.

 

O objetivo do magistrado é despertar a atenção dos vereadores e demais segmentos da sociedade para a problemática, bem como solicitar engajamento conjunto na busca de soluções.

 

Faça sua Inscrição

http://anamages.org.br/images/info/lateral-direita.jpg

http://anamages.org.br/images/congress_info.png

Leia outras notícias


 

·  CPMI do Cachoeira convoca Cavendish, Pagot e Raul Filho

 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou em bloco e por unanimidade (28 votos), nesta quinta-feira, diversos requerimentos de convocação de testemunhas, entre elas o ex-presidente da Delta Construções S.A. Fernando Cavendish, o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot e o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). O relator da comissão, …


Leia mais →

 

·  Presidente do STF recebe integrantes da Comissão Eleitoral da Rússia

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, recebeu hoje (5) em audiência integrantes da Comissão Central Eleitoral da Federação da Rússia que estão em visita oficial ao Brasil. Integram a delegação o presidente da Comissão, Vladimir Tchurov; o presidente da Comissão Eleitoral da Região de Yaroslavl, S.A. Baburkin; e o vice-presidente do departamento de relações exteriores da …


Leia mais →

 

·  Briga de trânsito resulta em pagamento de indenização

 

A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu indenização por danos morais a um motorista agredido após discussão de trânsito. O autor afirmou que sofreu agressões físicas e morais de outro motorista, que atravessou a avenida no semáforo vermelho e quase causou um acidente entre dois caminhões. Contou que passou por situação vexatória na via …


Leia mais →

 

·  TJSP já tem 35 centros judiciários de solução de conflitos instalados

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo instala amanhã (6), seis novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no Estado (Cejusc): Bebedouro, Foro Distrital de Paulínia, Limeira, Olímpia, Presidente Venceslau e São José do Rio Pardo. Com isso, o Judiciário paulista passa a contar com 35 unidades em todo o Estado (abaixo a lista completa). Os Cejuscs foram criados como …


Leia mais →

 

·  TJDFT nega pedido de revogação da prisão preventiva de cachoeira

 

A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou por unanimidade, nesta quinta-feira (5/7), pedido da revogação da prisão preventiva solicitada pelos advogados de Carlos Augusto Ramos, conhecido por Carlinhos Cachoeira. Esse é o segundo habeas corpus solicitado por Cachoeira que é negado pelo TJDFT, em segunda instância. Os argumentos da defesa eram …


Leia mais →

 

·  Falta de cautela na hora do embarque não gera dever de indenizar

 

É verdade que as empresas de transporte aéreo são diariamente condenadas a indenizar passageiros por falhas na prestação dos serviços. Mas nem sempre a culpa é delas. A 1ª Turma Recursal do TJDFT reformou sentença do Juizado Cível de Brasília para afastar a indenização concedida a uma consumidora que embarcou em aeronave com destino diverso do pretendido. A decisão foi …


Leia mais →

 

·  Extravio de mercadoria importada sob suspensão de tributos não gera obrigação fiscal para o transportador

 

O transportador não responde, no âmbito tributário, por extravio ou avaria de mercadorias ocorridos na importação efetivada sob o regime de suspensão de impostos. A decisão é da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou recurso da fazenda nacional em ação anulatória de débito fiscal movida por uma transportadora marítima. Seguindo o voto do relator, ministro Arnaldo …


Leia mais →

 

·  Precatórios Judiciais: serviço dá acesso a informações por e-mail

 

A partir de agora, os advogados das partes beneficiárias de precatórios judiciais têm mais um serviço à disposição no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ): o push. Por meio desta ferramenta, é possível fazer um cadastro para receber o andamento processual dos precatórios de seus clientes por e-mail. O serviço já funciona com as demais ações. …


Leia mais →

 

·  Decisão judicial suspende divulgação de salários de Municipários da Capital

 

A Juíza de Direito Rosana Broglio Garbin, da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinou ao Município de Porto Alegre que suspenda, no prazo de 24 horas, a divulgação nominal dos vencimentos, salários e subsídios brutos percebidos pelos agentes públicos municipais integrantes da categoria representada pelo Sindicato dos Municipários da Capital. A decisão de hoje (5/7) foi concedida em sede de …


Leia mais →

 

·  Crime ambiental gera condenação

 

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou sentença que condenou um motorista de Alterosa, 420 km ao sul de Belo Horizonte, a prestar serviços à comunidade, pelo período de um ano, por crime ambiental, além do pagamento de 10 dias-multa. Segundo os autos, em 28 de março de 2008, policiais militares ambientais flagraram dois …


Leia mais →

 

·  Mulher será indenizada por agressão

 

A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou a condenação de um homem ao pagamento de indenização por danos morais à ex-companheira, em virtude de ameaças e violência física. A indenização foi fixada em R$ 5 mil. De acordo com o processo, da comarca de Uberlândia, a professora S.A.B.S. alegou que conviveu com P.F.R. por …


Leia mais →

 

·  TJMG confirma matrícula de criança

 

A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou sentença de primeira instância que determinou a matrícula de uma criança para o ano letivo de 2012 na Associação de Educação e Beneficência Santa Catarina de Sena. A escola havia negado a matrícula porque a menina não tinha seis anos, idade mínima para ingressar no ensino fundamental. A …


Leia mais →

 

·  TJRJ proíbe Record de exibir imagens da apresentadora Xuxa nua

 

A apresentadora Maria da Graça Meneguel conseguiu a manutenção da liminar proibindo a Rede Record de exibir sua foto nua na TV, mídia impressa ou via internet. A emissora terá que pagar multa no valor de R$ 1 milhão caso haja descumprimento. A decisão é do desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito, da 16ª Câmara Cível do TJRJ. A ação …


Leia mais →

 

·  Desembargadores do TJCE recebem medalha por contribuírem com a prática da conciliação

 

Os desembargadores Rômulo Moreira de Deus e Inácio de Alencar Cortez Neto, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), receberam, nesta quinta-feira (05/07), a medalha ?Juiz Marcos Aurélio Rodrigues?. A homenagem é destinada àqueles que contribuíram para implantar a prática da conciliação no Judiciário cearense. A medalha foi entregue pelo diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, …


Leia mais →

 

·  Liminar do STJ garante registro de candidaturas para eleições de 2012

 

A ameaça de um “apagão eleitoral”, como ameaçam entidades de classe representantes de servidores do Judiciário com o anúncio de greve da categoria, foi brecada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro Ari Pargendler concedeu liminar, a pedido da União, para que seja mantida no trabalho, nos dias de greve, uma equipe com no mínimo 80% dos …


Leia mais →