Artigos
Compartilhar
Presos da Penitenciária Federal de Mossoró participam de cursos profissionalizantes

A partir de iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, os presos da Penitenciária Federal em Mossoró estão tendo a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes integrados à educação formal.
Os cursos oferecidos nessa primeira turma totalizam 1,4 mil horas-aula, 1,2 mil delas voltadas à conclusão do ensino fundamental e outras 200 direcionadas ao de Gestão e Qualidade em Serviços.
O objetivo do Ministério da Justiça é reduzir a baixa escolaridade dessa parcela da população, uma vez que levantamentos do órgão apontam que 88% das pessoas presas no país não concluíram o ensino fundamental.
Paralelamente aos cursos oferecidos pelo Depen, a presidenta Dilma Rousseff assinou, no dia 24 deste mês o Decreto 7.626/11, que institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. A norma tem a finalidade de ampliar e qualificar a oferta de educação nos estabelecimentos penais, definindo diretrizes e objetivos para a política de educação específica.
Além de Mossoró, a Penitenciária Federal em Porto Velho, Rondônia, também está recebendo cursos profissionalizantes em vendas e auxiliar administrativo desde outubro. As aulas são ministradas por professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e da Secretaria Estadual de Educação.
Além de aprender uma profissão, os presos ainda terão sua pena reduzida em um dia a cada 12 horas de aula.
As demais unidades do Sistema Penitenciário Federal, localizadas em Catanduvas (Paraná) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul), também receberão os cursos.

 

Fonte: http://omossoroense.com.br