Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 30/05/2013

Tribunal de Justiça de Pernambuco dá início ao 2º mutirão de executivos fiscais

 

 

Foi realizado nesta semana, o 2º Mutirão de Executivos Fiscais realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) neste ano. Foram listados para o evento 2.235 processos relacionados a débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), envolvendo 450 partes. A iniciativa conta com a parceria da prefeitura de Recife. O mutirão aconteceu entre segunda-feira (27/5) e quarta-feira (29/5) no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra.

 

Leia Mais

 

Em Mato Grosso, 90% das homologações em juizado especial são bem sucedidas

 

 

De cada 10 acordos realizados pelo Procon de Cuiabá (MT) e homologados pelo Posto de Atendimento do Juizado Especial (Pajep) instalado dentro da unidade de defesa do consumidor da capital, apenas um não é cumprido. Antes da parceira com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, 60% do que era acordado não era efetivado.

 

Leia Mais

 

TJPA lança projeto para capacitar agentes que atuam no combate à violência contra a mulher

 

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher Vítima de Violência, lançará na segunda-feira (3/6) o projeto Mudando a História: uma vida sem violência. O projeto tem como meta capacitar os operadores que trabalham na rede de atendimento ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, permitindo que tenham conhecimento e informação quanto à aplicação da Lei Maria da Penha.

 

Leia Mais

 

Judiciário e Executivo realizam I Competição de Mediação para alunos de Direito

 


Estão abertas as inscrições para a I Competição Nacional de Mediação com alunos de faculdades de Direito de todo o país. O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, e busca fortalecer a cultura da resolução não judicial de conflitos nas universidades brasileiras. A competição é uma iniciativa da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM), uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria de Reforma do Judiciário (MJ), com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

 

Leia Mais

 

TJ de Mato Grosso registra 98% de acordos com precatórios

 

 

A Central de Conciliação do Tribunal de Justiça registrou 98% de acordos entre as 144 audiências realizadas para o pagamento de precatórios a credores que tem o Estado como devedor. Os valores somaram R$ 12,3 milhões nas conciliações realizadas na segunda-feira e terça-feira (27 e 28/5) desta semana e incluem pagamentos de Unidade Real de Valor (URVs) aos servidores do Poder Judiciário.

 

Leia Mais

 

Vara da Mulher contabiliza mais de 6 mil medidas protetivas

 

 

Dados da 1ª Vara de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís (MA) revelam que, de 2008 a 2012, já foram concedidas 6.623 medidas protetivas a mulheres, mecanismo disposto na Lei Maria da Penha (nº 11.340). Segundo o juiz titular da unidade, Nelson Melo Moraes Rego, 650 concessões foram pedidas via requerimento, diretamente na Vara da Mulher. Já 5.323 foram medidas protetivas concedidas via processos ? representações de autoridades policiais, advogados ou Ministério Público.

 

Leia Mais

 

Expresso Judiciário ajuda a reduzir acúmulo de processos no RN

 

 

O Expresso Judiciário, programa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), está conseguindo alcançar ou objetivo de reduzir o acúmulo de processos nas comarcas do interior sem juiz titular e com déficit de servidores. A avaliação foi feita pelos magistrados e servidores do Grupo de Atuação Emergencial durante reunião realizada na segunda-feira (27/5) com os juízes auxiliares da Presidência. Na ocasião, representantes da Coordenadoria de Planejamento Estratégico apresentaram o Project.net, uma nova ferramenta que vai auxiliar no gerenciamento de programas e projetos desenvolvidos pelo tribunal.

 

Leia Mais

 

Conselheiros são indicados para Comissões Permanentes do CNJ

 


O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na sessão de terça-feira (28/5), a indicação dos novos conselheiros, Maria Cristina Peduzzi e Guilherme Calmon, para integrarem Comissões Permanentes do órgão. Os dois conselheiros tomaram posse no último dia 29 de abril, nas vagas deixadas pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula e pelo conselheiro Fernando da Costa Tourinho Neto.

 

Leia Mais

 

CNJ apresenta proposta de revisão do planejamento do Judiciário

 


O Departamento de Gestão Estratégica (DGE), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), concluiu relatório sobre a proposta de Plano de Trabalho para Revisão do Planejamento Estratégico que norteará os órgãos do Poder Judiciário entre 2015 e 2019. Em abril passado, tribunais e conselhos de todo o país apresentaram sugestões sobre as diretrizes e iniciativas que serão adotadas, tendo em vista a proposta de se instituir uma rede de governança colaborativa.

 

Leia Mais

 

CNJ vai atuar na seleção de 90 mil detentos e egressos para cursos profissionalizantes

 


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai levantar, junto aos tribunais de Justiça, as demandas por capacitação profissional de detentos e egressos do sistema carcerário. O objetivo é contribuir para o preenchimento de 90 mil vagas em cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC). A participação do CNJ foi anunciada na quinta-feira (23/5), durante I Seminário Nacional pelo Trabalho nas Prisões, promovido em Brasília/DF pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.

 

Leia Mais

 

Plenário homologa resultado do processo seletivo do CNJ

 


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homologou, nesta terça-feira (28/5), durante a 170ª Sessão Ordinária, o resultado do concurso para seleção de seus servidores, que foi realizado pelo Centro de Estudos e Promoção de Eventos (Cespe), vinculado à Universidade de Brasília. A proposta de homologação foi levada ao Plenário pelo conselheiro Jorge Hélio, supervisor da Comissão de Concurso do CNJ.

 

Leia Mais

 

CNJ no Ar destaca hoje os tribunais de justiça do Amazonas e da Bahia

 

 

O programa CNJ no Ar desta quarta-feira (29/5) destaca o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, que está lançando o sistema de agendamento, por telefone, para quem quiser ajuizar ações no Fórum Desembargador Mário Verçosa. Em entrevista, a coordenadora  dos juizados especiais do TJAM, desembargadora Carla Reis, dará mais detalhes sobre a iniciativa.

 

Leia Mais