Artigos
Compartilhar
Informativo Anamages - 30/01/2013

Anamages vai ao CNJ pedir compensação para juízes do Rio de Janeiro


A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) protocolou, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Procedimento de Controle Administrativo em benefício de juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Assinado pelo presidente Antonio Sbano, no mérito, o PCA pede que seja julgado procedente o pedido de providências administrativas para reconhecer aos Juízes titulares e substitutos regionais das Varas da Infância, Juventude e do Idoso e da Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital do Estado o direito de compensação dos dias trabalhados em regime de plantão durante o recesso forense, a partir da vigência das Resoluções 06/2009 e 02/2010. Pede, ainda, reconhecimento do efeito retroativo para compensação dos plantões realizados na forma do art. 1º do Ato Normativo Conjunto 167, de 04/12/2007 e do art. 1, do Ato Executivo 3006, de 17/12/2009.

 

Leia íntegra do PCA que foi protocolado sob o número 100013594109708-9365

 

Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça é desembargadora em MG


A esposa do desembargador Magid Nauef Lauar, Dra. Soraya, representou a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages). Em seu vasto currículo, a nova desembargadora destaca sua participação como diretora da Escola Nacional da Magistratura Estadual no mandato do Presidente Elpidio Donizetti na Anamages.

 

A juíza Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça tomou posse hoje, 28 de janeiro, às 10h30, no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A nova magistrada vai ocupar a vaga do desembargador Reinaldo Portanova, que se aposentou no final de 2012, e passa a integrar a 1ª Câmara Criminal.

 

Durante a solenidade, conduzida pelo presidente do TJ, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e realizada no auditório do anexo 2 do TJMG, a nova desembargadora assinou o termo de posse e exercício e também recebeu o Colar do Mérito Judiciário. Esse momento teve a participação de seus pais, Newton e Maria Auxiliadora, seu marido, Alexandre Botelho de Mendonça, e seus filhos, Hannah e Alexandre.

 

Ao cumprimentar a desembargadora, o presidente do TJ assim encerrou suas palavras: "Hoje é um dia importante para a magistrada Kárin e seus familiares - trata-se do coroamento de toda uma trajetória de dedicação e trabalho. Parabéns! Seja bem-vinda ao Tribunal de Justiça, às decisões colegiadas, dentro do mais salutar espírito democrático".

 

Continue lendo...

 

Ricardo Gentil toma posse administrativa como desembargador no Piauí


A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) foi representada pelo Vice-Presidente Administrativo, Carlos Hamilton Bezerra Lima

Ricardo Gentil Eulálio Dantas tomou posse administrativa como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí às 10 horas da manhã desta segunda-feira, 28 de janeiro, no gabinete da Presidência do TJPI.

 

Presentes a Desembargadora Presidente, Eulália Pinheiro, o presidente da Associação dos Magistrados do Piauí-AMAPI, Juiz José Airton Medeiros, o vice presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais - ANAMAGES, Juiz Carlos Hamilton Bezerra, além de desembargadores, magistrados de 1º grau, membros do Ministério Público, familiares e servidores.

 

No ato de posse administrativa, o novo desembargador foi saudado pela Presidente, pelo Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, decano do TJPI, pelo presidente da AMAPI e pelo vice da ANAMAGES, unânimes em louvar sua dedicação à magistratura e sua retidão e zelo profissionais.

 

Em um breve pronunciamento, o desembargador Ricardo Gentil relembrou os anos vividos nas comarcas por onde passou, agradecendo o apoio e a união da família ao acompanha-lo "de Corrente à Parnaíba". Agradeceu também a apoio dos pais, lamentando a ausência física dos mesmos em momento tão importante de sua carreira.

 

Continue lendo...

 

Leia outras notícias

 

Juíza venezuelana condena posição do Brasil em relação ao chavismo

 

A última juíza independente, entrevista da juíza venezuelana Blanca Rosa Mármol, destituída pelo chavismo do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, revista Veja, São Paulo, editora Abril, edição de 23.01.2012, pp. 15-17: ?(…) A Sala Constitucional é o braço legal do governo. Ou seja, pertence ao chavismo. Por que a oposição não reagiu de forma contundente ao golpe dado pelo …


Leia mais →

 

Justiça autoriza bloqueio de bens de sócios de boate em Santa Maria

 

O Juízo de Santa Maria decretou a indisponibilidade de bens dos quatro sócios-proprietários da boate Kiss e da empresa Santo Entretenimento Ltda. ME (nome fantasia do estabelecimento), em Santa Maria. O pedido de liminar, em caráter de urgência, foi feito no final da tarde de ontem (28/1) pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e concedido pelo Juiz …


Leia mais →

 

STF nega liminar para suspender inscrições do Amapá em cadastro de inadimplentes

 

O ministro Ricardo Lewandowski, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar ao Estado do Amapá que pedia a suspensão dos efeitos de pendências registradas junto ao governo federal. Para o ministro, não ficou demonstrada a violação do devido processo legal, argumento utilizado para questionar inscrições no cadastro de inadimplentes da União. O pedido, feito pela procuradoria-geral …


Leia mais →

 

Negado exame toxicológico a condenado que alegou ter cometido crime sob efeito de drogas

 

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação de um homem acusado de roubar uma farmácia em Planaltina, no Distrito Federal. De acordo com o processo, o crime foi cometido com uso de arma de fogo e na companhia de um adolescente, o que caracteriza corrupção de menores. A condenação foi de seis anos, dois meses …


Leia mais →

 

Pais comparecem em audiências concentradas do “Reconhecer é Amar!”

 

A última sexta-feira de janeiro (25/1) foi um dia especial para o operador de elevador Leonardo Barbosa Costa e a filha L.C.P, de 3 anos e 11 meses. Logo cedo, ele, a criança e a mãe da menina compareceram à 4ª Vara da Família, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, onde o pai fez o reconhecimento espontâneo da …


Leia mais →

 

Tribunal lança aplicativo de smartphone e tablet para consultar processo

 

Dando continuidade ao compromisso de modernizar e facilitar o acesso aos serviços jurídicos, o Tribunal de Justiça do Estado Bahia (TJBA) lançou o TJ Mobile, aplicativo oficial para os dispositivos móveis Smartphones e Tablets. A ferramenta disponibiliza aos seus usuários a consulta de processos nos sistemas do Judiciário, tais como o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Sistema de Acompanhamento …


Leia mais →

 

Mais cinco tribunais instalam Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos

 

Os tribunais de Justiça de mais cinco estados comunicaram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a instalação do Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (Nurer). São eles: São Paulo (TJSP), Rio de Janeiro (TJRJ), Bahia (TJBA), Goiás (TJGO) e Mato Grosso (TJMT). Com a adesão dessas Cortes, agora são nove os tribunais que já contam com o Nurer. A …


Leia mais →

 

Plenário do CNJ aprova relatório de atividades 2012

 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, nesta terça-feira (29/1), por unanimidade, o Relatório Anual CNJ 2012, referente às ações desenvolvidas no ano passado. O documento será entregue ao Congresso Nacional em 1º de fevereiro, durante a abertura da sessão legislativa, conforme prevê o inciso VII do artigo 103-B da Constituição Federal. O documento relata a atuação do …


Leia mais →

 

Ministro Joaquim manifesta apoio a familiares de vítimas da tragédia em Santa Maria/RS

 

Ao abrir a primeira sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2013, terça-feira (29/1), o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, prestou solidariedade às famílias das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria/RS. O presidente afirmou que o Poder Judiciário brasileiro está à disposição das autoridades de Santa Maria e …


Leia mais →

 

Justiça Plena vai acompanhar processos sobre incêndio em Santa Maria

 

Todos os processos que estiverem tramitando ou que venham a tramitar no Poder Judiciário relativos ao incêndio ocorrido na madrugada de domingo (27/1) na boate Kiss, em Santa Maria (RS), serão acompanhados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do programa Justiça Plena, da Corregedoria Nacional de Justiça. A decisão foi tomada pela maioria do plenário do CNJ, na …


Leia mais →

 

Ophir Cavalcante se despede do CNJ e relembra luta pelos poderes do Conselho

 

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participou nesta terça-feira (29/1) de sua última sessão no cargo, o que lhe dá direito a oficiar perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todas as sessões plenárias. “A OAB, ao longo das diferentes gestões, sempre foi aqui respeitada, ouvida e esteve ao lado do …


Leia mais →

 

Filha deve pagar pensão alimentícia para a mãe

 

Em decisão monocrática, o Desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, da 7ª Câmara Cível do TJRS, confirmou a sentença do Juízo do 1º Grau que determinou que uma filha pague pensão alimentícia para a mãe. A idosa possui problemas de saúde e não tem como prover seu sustento. Caso A idosa tem 88 anos e sofre do Mal de Alzheimer em estágio …


Leia mais →

 

Presidente do CNJ cobra cumprimento da Ficha Limpa no Judiciário

 

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, cobrou, nesta terça-feira (29/1), de tribunais de todo o país o cumprimento da Resolução 156/CNJ, conhecida como Ficha Limpa no Judiciário. Em ofício enviado às Cortes, o presidente ampliou o prazo para que os tribunais cumpram as exigências da norma aprovada pelo Plenário do CNJ, em agosto do ano …

Leia mais →