Artigos
Compartilhar
OAB-PE com maior transparência de suas ações

 

 

RECIFE, 11 DE NOVEMBRO DE 2013


 OAB-PE com maior transparência de suas ações



  Proposição que prevê a publicação da produtividade dos conselheiros seccionais e dos julgadores do Tribunal de Ética (TED) da OAB-PE foi aprovada na noite da segunda-feira, dia 04, em reunião do Conselho Pleno. A proposta, que teve como relator o conselheiro Raimundo Menezes, segue os princípios da eficiência e da prestação de contas.

  OAB-PE investe em transparência e divulga os balancetes de 2013
  Já estão disponíveis no site da OAB-PE os balancetes do primeiro semestre deste ano. O acesso pode ser feito por meio do endereço www.oabpe.org.br/transparencia. A sessão “Transparência” também está disponível para acesso na página principal do site da Ordem.

   OAB-PE participa da inauguração da audiência digital pelo TJPE

  O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Stênio Neiva Coelho, inaugurou em seu gabinete, na quarta-feira, dia 06, um novo canal de comunicação com o poder Judiciário. A partir de agora os advogados poderão marcar audiências on-line com o desembargador. O atendimento por videoconferência está funcionando em caráter experimental.

 TJPE prorroga prazos processuais por conta de atualização no sistema

  O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes, editou ato publicado no Diário da Justiça Eletrônico, onde prorroga os prazos processuais com vencimento para o dia 14 de novembro. A prorrogação se dá por conta da necessidade de atualização do equipamento servidor que hospeda o banco de dados Sybase do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco. Quando concluída, a atualização vai trazer mais celeridade e estabilidade na prestação de serviços.

  OAB-PE fecha parceria com a Fundação Terra  O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, se une ao padre Airton Freire de Lima, da Fundação Terra, no combate às drogas. Em reunião com o religioso, na tarde da quarta-feira, dia 06, o presidente da Ordem destacou ser preocupação de seu grupo de trabalho, uma ação mais efetiva contra as drogas, em especial o crack, considerada por ele como a maior chaga social da atualidade, que dizima famílias e superlota os presídios.


  Instituto Maria da Penha promove encontro no Recife
  A coordenação do Instituto Maria da Penha (IMP) no Estado, promoveu na quinta-feira, dia 07, uma reunião-almoço no espaço Rose Beltrão, em Apipucos, para agradecer ao apoio dos pernambucanos e agregar mais voluntários para atuarem no acolhimento à mulher vítima de violência. Muitos atenderam ao convite do IMP e lotaram a casa de recepção.


  Aprovados em concurso da PGE pedem apoio da OAB-PE
  Comissão formada por candidatos aprovados no quinto concurso de provimento de vagas ao cargo de procurador de Pernambuco foi recebida pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, na noite da terça-feira, dia 05. Os integrantes pedem a intervenção da Ordem, junto a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para a nomeação dos aprovados dentro do quantitativo de vagas existentes.


  OAB-PE de luto pelo falecimento da professora Bernadete Pedrosa

  A OAB-PE lamenta o falecimento de Maria Bernadete Neves Pedrosa, primeira mulher a ser admitida como professora do curso de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A docente faleceu aos 82 anos, na madrugada desta quinta-feira, dia 07, em sua residência, sendo sepultada no cemitério Morada da Paz, em Paulista.


  OAB-PE presente em homenagem ao desembargador Frederico Neves  O desembargador corregedor geral de Justiça, Frederico Ricardo de Almeida Neves, foi homenageado na quarta-feira, dia 06, durante almoço promovido pelo Caxangá Ágape. O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, prestigiou o evento, que reuniu grandes nomes da classe jurídica de Pernambuco, entre eles, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes.


  OAB-PE repudia falsa advogada  A OAB-PE, por meio de sua Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão, irá acompanhar a investigação que apura a conduta imputada à senhora Emili Mercília Leandro Diniz, apontada em Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia da 1ª Seccional Boa Vista, como falsa advogada. Ela é acusada de ter se apresentado como advogada criminalista para a família de um detento do Complexo Prisional do Curado.



  A OAB-PE se posiciona contra a chamada “PEC da Bengala”  O coro contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 457/05), denominada de “PEC da Bengala”, que eleva de 70 para 75 anos a idade-limite para permanência no serviço público, ganha força com o apoio da OAB-PE. O presidente da Ordem em Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo Alves, entende que a extensão da aposentadoria compulsória dos 70 para os 75 anos de idade será um desserviço para o Poder Judiciário brasileiro.


  Reforma política discutida no meio acadêmico  A reforma política e o projeto de lei (PL) de iniciativa popular, denominado de Eleições Limpas, foram temas de debate promovido pelo Diretório Acadêmico (DA) Demócrito de Souza Filho, na noite da segunda-feira, dia 04, na Faculdade de Direito do Recife.


 Clóvis Bastos, presidente da Subseccional de Olinda, é homenageado em Brasília  O presidente da Subseccional da OAB de Olinda, Clóvis Bastos, recebeu, em Brasília, a medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público Militar. No total, foram 56 personalidades e duas instituições homenageadas. Os agraciados receberam a comenda em razão dos méritos e serviços que contribuíram para o Ministério Público Militar exercer suas funções constitucionais de forma plena. A solenidade foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar.