Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 27/08/2013


Mais de 16 mil servidores do Judiciário respondem perguntas do censo Luiz Silveira/Agência CNJ

Até às 11h desta terça-feira (27/8), 16.279 servidores responderam as perguntas do Censo Nacional do Poder Judiciário, iniciado nesta segunda-feira (26/8). O número representa 6% do total de funcionários (272 mil) dos órgãos da Justiça brasileira. Só no primeiro dia, aproximadamente 12 mil pessoas haviam participado do levantamento.

 

Leia Mais Reincidência de jovens infratores em Mato Grosso é detaque do CNJ no Ar 

Levantamento do Poder Judiciário de Mato Grosso mostra que 71% dos jovens em conflito com a lei tornam a cometer infração,  mesmo depois de submetidos às medidas socioeducativas. O assunto é destaque no programa CNJ no Ar desta terça-feira (27/8).

 

Leia Mais

 

Tribunal intensifica treinamento para implantar Pje na Paraíba 

Um levantamento feito pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segepe) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) aponta que 151 servidores da área jurídica e de outros setores, 18 da área de informática e 15 juízes já receberam treinamento em cursos presenciais para a operacionalização do Processo Judicial Eletrônico (Pje). Além disso, está em andamento um treinamento para 166 servidores pelo sistema de Ensino à Distância (EAD), e uma nova turma deverá começar nos próximos dias. Serão oferecidas 170 vagas e, de acordo com informações da Segepe, 120 servidores já se inscreveram.

 

Leia Mais Consulta a mandados de prisão está mais rápida Luiz Silveira/Agência CNJ

A consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) está mais rápida e eficiente. Com as mudanças feitas pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nova versão do sistema possibilita que em menos de um segundo seja feita consulta aos mandados expedidos pela Justiça.  Antes, o tempo médio de espera era de sete segundos.  O arquivo dispõe hoje de 269.592 mandados aguardando cumprimento e 158.339 já cumpridos.

 

Leia Mais Vara de Medidas Socioeducativas do DF faz um ano de vida 

Com motivos para comemorar, a Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal (Vemse) completou um ano de instalação no dia 15 de agosto. Em um ano, a unidade judiciária conseguiu arquivar mais de 4,5 mil processos: no início dos trabalhos, eram cerca de 12 mil feitos e hoje eles são pouco mais de 7,7 mil em andamento. Nesse período, conseguiu também formar uma equipe entrosada, além de conquistar espaço e o apoio da Vara da Infância e da Juventude e da Secretaria da Criança do DF. Recentemente, a Vemse teve sua estrutura organizacional formalizada pelo TJDFT, por meio da Portaria Conjunta nº 57, de julho de 2013.

 

Leia Mais Poder Judiciário ganha rede de governança voltada para a gestão Luiz Silveira/ Agência CNJ

Com o objetivo de ampliar a gestão estratégica do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, por meio da Portaria nº 138, a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. O novo foro tem a finalidade de organizar a estratégia da gestão, de forma integrada, de todos os tribunais brasileiros. Com a nova estrutura, cada segmento da Justiça terá como acompanhar e participar mais ativamente da definição das diretrizes nacionais, a exemplo das metas que o Judiciário estabelece a cada ano.

 

Leia Mais Tribunal lança campanha por Lei Maria da Penha em Tocantins 

O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizará o lançamento da campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha: a Lei é Mais Forte. Marcado para 30 de agosto, na sede da corte tocantinense, o evento terá transmissão ao vivo, via satélite, para as 41 comarcas do estado.

 

Leia Mais Inscrições para seleção nacional da Funpresp-Jud começam nesta quarta-feira Divulgação

Começa nesta quarta-feira (28/8) o prazo de inscrição para a Seleção Nacional para Provimento de Vagas da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais do Poder Judiciário (Funpresp-Jud).  Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, até o próximo dia 30, por meio de formulário que será disponibilizado pela área de Gestão de Pessoas de cada órgão do Poder Judiciário da União, Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A seleção é exclusiva para servidores desses órgãos, desde que não estejam em estágio probatório.

 

Leia Mais TRT-BA realiza esforço para solucionar processos durante Movimento Nacional de Execução Trabalhista 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) participa, a partir desta segunda-feira (26/8), do Movimento Nacional de Execução Trabalhista. Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e todas as Varas do Trabalho do país, com apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), vão concentrar esforços para solucionar processos em execução ? a fase em que o devedor é chamado a quitar sua dívida trabalhista por força de decisão judicial ou acordo.

 

Leia Mais CNJ inicia Censo Nacional do Poder Judiciário Luiz Silveira/Agência CNJ

A ministra Maria Cristina Peduzzi, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) convocou os 272 mil servidores do Judiciário brasileiro para o I Censo Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo órgão e aberto oficialmente nesta segunda-feira, em cerimônia no plenário do Conselho.  ?Não se trata apenas de um movimento estatístico; os dados se transformarão em conhecimento. Saber quem são os magistrados e servidores possibilitará que formemos uma rede, uma comunidade pela Justiça. E a excelência na prestação jurisdicional depende da excelência dos servidores e dos magistrados?, afirmou.

 

Leia Mais Veja como responder o questionário do Censo do Judiciário Oito conselheiros do CNJ tomam posse nesta terça-feira Gil Ferreira/ Agência CNJ

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, vai empossar, nesta terça-feira (27/8), oito conselheiros para um mandato de dois anos. Em cerimônia marcada para as 16h, no plenário do CNJ, tomarão posse a desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Ana Maria Duarte Amarante Brito; o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT 1) Saulo José Casali Bahia; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4) Flavio Portinho Sirangelo; a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Deborah Ciocci; o juiz trabalhista do Distrito Federal Rubens Curado Silveira; o advogado Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira e o consultor legislativo do Senado Fabiano Augusto Martins Silveira. O promotor de Justiça Gilberto Martins será reconduzido e também toma posse na mesma solenidade, que será transmitida ao vivo pela TV Justiça.

 

Leia Mais