Artigos
Compartilhar
Informativo Anamages - 29/01/2013

Tragédia de Santa Maria: Sbano divulga Nota de Pesar da Anamages


O presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Juiz de Direito Antonio Sbano, divugou, nesta manhã, Nota de Pesar pela morte de funcionários do Fórum de Santa Maria, durante a tragédia do incêndio que abalou a cidade e o país, com o seguinte teor:

 

NOTA DE PESAR

 

A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais - Anamages, vem a público registrar seu pesar pelo falecimento dos serventuários Oficiala Escrevente Rosane Fernandes Reherman; estagiário Augusto Sérgio Kraspenhauer da Silva e a telefonista Natana Pereira Canto., lotados no fórum da comarca de Santa Maria/RS, em decorrência do incêndio em boate naquela Cidade.

 

Às famílias enlutadas nossas condolências.

 

A.Sbano

 

Francisco Djalma é empossado como novo desembargador do TJAC


Autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes das principais instituições acreanas, além de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça, prestigiaram o ato de posse, conduzido pelo desembargador-presidente Adair Longuini. pós prestar o compromisso formal de investidura no cargo de desembargador, Francisco Djalma assinou o termo de posse. Em seguida, a desembargadora Denise Bonfim saudou o empossado em nome da Corte de Justiça.

 

Ela lembrou na ocasião a origem e a trajetória do colega na magistratura do Estado. "Francisco Djalma é um homem respeitado, um nordestino convicto de suas responsabilidades, um juiz de ilibado caráter, de invejáveis experiências jurisdicionais e de notável saber jurídico, um cidadão conhecido e respeitado por toda sociedade acreana", disse ela em seu discurso.

 

A Procuradora Geral de Justiça, Patrícia Rêgo, enalteceu a carreira no âmbito do 1º Grau do novo desembargador. "É uma honra para o Ministério Público Estadual participar deste momento de coroamento de sua carreira na magistratura, com quase 25 anos de bons serviços prestados como juiz. Sua vasta experiência lhe ajudará a engrandecer esta Corte e torná-la mais célere e próxima do povo. Desejo êxito em sua ascensão funcional", afirmou.

 

Representando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e também a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre, o advogado Luiz Saraiva saudou o novo desembargador: "votos de sucesso no momento em que ascende ao mais alto grau da magistratura acreana".

 

Continue lendo...

 

Começa o julgamento de três PMs acusados pelo assassinato de Patrícia Acioli

 

O 3º Tribunal do Júri da Comarca de Niterói começa a julgar na terça-feira, dia 29, a partir das 8h, os policiais militares Junior Cezar de Medeiros, Jefferson de Araújo Miranda e Jovanis Falcão pelo assassinato da juíza Patricia Lourival Acioli. Ela foi alvejada, em 11 de agosto de 2011, por 21 tiros na porta de sua casa, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. O julgamento, que deve durar três dias, será presidido pelo juiz Peterson Barroso Simão. Eles respondem por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha, com penas que variam de 2 a 30 anos. Durante o julgamento, serão ouvidas 19 testemunhas.

 

O cabo Sergio Costa Junior, beneficiado pela delação premiada, foi condenado, em dezembro último, a 21 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela prática de homicídio triplamente qualificado (torpeza, assegurar a impunidade de outros crimes e emboscada) e também por formação de quadrilha. Outros sete PMs aguardam a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma vez que recorreram da decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, que manteve a sentença de pronúncia.

 

O 3º Tribunal do Júri de Niterói está localizado na Rua Coronel Gomes Machado, s/n, Centro. A entrada pode ser também pela Av. Amaral Peixoto.

 

Leia outras notícias

 

Tragédia em Santa Maria (RS) atinge família de servidora da comarca de SMO

 

A tragédia ocorrida na madrugada do último domingo em Santa Maria (RS), quando um incêndio provocou a morte de 231 pessoas no interior de uma boate – boa parte delas jovens estudantes -, teve reflexos no Judiciário de Santa Catarina. Segundo o juiz Rodrigo Pereira Antunes, lotado na comarca de São Miguel do Oeste, entre as vítimas do incêndio estava a …


Leia mais →

 

Custas processuais já podem ser recolhidas via internet no Maranhão

 

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) decidiu que as custas processuais e do preparo de recursos já podem ser recolhidas via internet. O pagamento havia sido proibido diante da constatação de fraudes e impossibilidade de verificação do pagamento. A decisão foi comunicada aos juízes do Maranhão por meio de circular assinada pelo corregedor-geral, Desembargador Cleones Carvalho Cunha. Também …


Leia mais →

 

Corregedoria Geral da Justiça lança portal com peticionamento eletrônico

 

A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE) lançou, na semana passada, o novo site da instituição. Uma das novidades da ferramenta é o peticionamento eletrônico para matéria disciplinar. Advogados e partes, mediante certificado digital, poderão reclamar, representar e pedir providências junto à CGJ. O objetivo é proporcionar transparência e solucionar com maior rapidez as demandas dirigidas à instituição. O …


Leia mais →

 

TJDFT apresenta metodologia de intervenção nas adoções internacionais

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) apresentou ao público interessado sua metodologia de intervenção no processo de preparação para a adoção internacional. O documento foi elaborado por Thaís Botelho Corrêa e Janaina Simas Souza, responsáveis pela Secretaria Executiva da Comissão Distrital Judiciária de Adoção (CDJA) do tribunal. É por intermédio da CDJA que as adoções internacionais …


Leia mais →

 

Adoção irregular preocupa Vara da Infância e da Juventude de Natal

 

Um problema difícil de ser comprovado ou documentado em forma de estatística tem preocupado a 2ª Vara da Infância e da Juventude de Natal: a chamada “Adoção irregular”, que ocorre quando a criança, independentemente da idade, é entregue pelos pais a outra pessoa, sem nenhum registro em cartório e comunicado à Justiça. Embora seja uma realidade ‘silenciosa’, a vara suspeita …


Leia mais →

 

Decretada prisão de quatro envolvidos em incêndio em Santa Maria

 

O Juiz de Direito plantonista no Foro de Santa Maria, Régis Adil Bertolini, decretou a prisão temporária de quatro pessoas: dois proprietários da casa noturna. Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Hoffman, do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e do produtor da banda, Luciano Augusto Bonilha Leão. A medida atende pedido da autoridade policial para que não …


Leia mais →

 

Procedimento de revisão em portaria que concedeu anistia não suspende o pagamento

 

Mesmo submetido à revisão, o ato que concedeu reparação econômica a anistiados políticos subsiste e o poder público deve providenciar o pagamento do montante referente aos retroativos. Esse é o entendimento da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu parcialmente mandado de segurança impetrado por um anistiado contra ato omissivo do Ministro da Defesa. Primeiramente, a Seção …


Leia mais →

 

Quinta Turma afasta produção antecipada de provas com base no decurso do tempo

 

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus em favor de réu acusado de praticar apropriação indébita em razão de ofício, emprego ou profissão. Os ministros revogaram a prisão preventiva e cassaram a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que havia determinado a produção antecipada de provas. De acordo com os autos, o …


Leia mais →

 

TJRS faz minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia de Santa Maria

 

Durante a sessão desta segunda-feira (28/1), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça fez um minuto de silêncio em memória, respeito e solidariedade às vítimas da tragédia que ceifou a vida de mais de 200 pessoas após incêndio em boate na cidade de Santa Maria, RS. Não é necessário dizer da consternação pela perda de pessoas muito jovens, lamentou o …


Leia mais →

 

Só ressocialização viabiliza parceria público-privada em presídios, diz juiz

 

“Se esse modelo de parceria público-privada de gestão penitenciária possibilitar a qualificação e a ressocialização dos presos, como prevê o contrato de concessão administrativa, eu aposto nessa ideia. Hoje, pelo modelo público atual, o preso sai pós-graduado em criminalidade”, afirmou o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do …


Leia mais →

 

Consumidora demora 10 meses para reclamar de vício e perde reparação

 

Na ação em primeira instância, a consumidora informou que adquiriu um microcomputador em 2 de março de 2007, levando-o ao conserto no dia 7 do mesmo mês. Não resolvido o problema, somente no dia 31 de janeiro de 2008 a autora retornou ao estabelecimento da ré informando a continuidade do vício. Para os desembargadores, a sentença foi correta, pois o …


Leia mais →