Artigos
Compartilhar
Boletim do Magistrado 09/09/2013

Editorial 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está de cara nova! Amanhã (10/9), efetivamente, têm início os mandatos de oito conselheiros nomeados para o biênio 2013?2015. Eles assumem em um momento em que o Judiciário busca se conhecer melhor, com a realização do primeiro Censo Nacional do Poder Judiciário, que já recebeu mais de 89 mil respostas até o início da manhã do dia 9 de setembro.

 

A fim de continuar aprimorando a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário, foi criado o Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (Nurer), cujo objetivo é agilizar o trâmite processual a partir do monitoramento e do gerenciamento de feitos submetidos à repercussão geral e ao recurso repetitivo.

 

Também foram abertas as inscrições para o 5º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud) do CNJ. A propósito, em quase dois anos de sua criação, o CEAJud promoveu a qualificação de 10.648 serventuários.

 

Leia isso e muito mais no Boletim do Magistrado desta semana.

 


Boa Leitura!

 

Estreia dos novos conselheiros

 


Gil Ferreira/Agência CNJ

Gil Ferreira/Agência CNJ

No dia 10 de setembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza sua 174ª Sessão Ordinária ? a primeira da nova composição. Essa será a reunião plenária inaugural para sete novos conselheiros, que tomaram posse no último dia 28 para o biênio 2013?2015. Sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, e na presença do vice-presidente da República, Michel Temer, o conselheiro Gilberto Martins foi reconduzido à vaga, no CNJ, destinada a promotor de Justiça, também na mesma cerimônia.

 

Leia Mais   

CEAJud qualifica mais de 10 mil servidores

 


Divulgação

Divulgação

Em quase dois anos, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud) promoveu a qualificação de 10.648 serventuários. É o que mostra um balanço sobre as atividades do órgão, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fomentar a capacitação profissional dos funcionários da Justiça, em todo o País e de qualquer um dos segmentos do Judiciário, por meio de cursos que são ministrados principalmente na modalidade a distância.

 

Leia Mais   

Auxílio-reclusão atende famílias de 40,5 mil presos

 


DivulgaçãoDivulgação

As famílias de 40.519 presos que contribuíram para a Previdência Social receberam auxílio-reclusão do governo Federal em junho deste ano, segundo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social.

 

Leia Mais   

Criados núcleos de recursos repetitivos

 


Divulgação/CGJ-MA

Divulgação/CGJ-MA

Dos 36 tribunais que foram alvos da Resolução n. 160 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ? entre superiores, regionais federais e de Justiça ?, 31 já criaram o Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (Nurer), de acordo com levantamento feito pelo Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do Conselho. Os núcleos têm como objetivo dar maior agilidade à tramitação processual a partir do monitoramento e gerenciamento de feitos submetidos à repercussão geral e ao recurso repetitivo.

 

Leia Mais   

Mais de 70 mil servidores do Poder Judiciário já responderam ao Censo

 


Luiz Silveira/Agência CNJ

Luiz Silveira/Agência CNJ

Depois de nove dias de lançamento, o Censo Nacional do Poder Judiciário, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já foi respondido por mais de 23% dos servidores, o que corresponde a mais de 70 mil questionários concluídos.

 

Leia Mais   

Visita de juízes e servidores de países do Mercosul

 


Beto Barata/ Agência CNJ

Beto Barata/ Agência CNJ

Magistrados e servidores do Judiciário dos países que integram o Mercosul tiveram a oportunidade de conhecer a missão e as atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante visita ao órgão, na tarde da sexta-feira (6/9). O grupo foi recepcionado pelo juiz auxiliar do CNJ Rodrigo Rigamonte, que fez uma exposição sobre o papel do órgão de fiscalização e planejamento estratégico do Poder Judiciário brasileiro.

 

Leia Mais   

Inscrições abertas

 


Divulgação

Divulgação

Encontra-se aberto o período de pré-inscrição para o 5º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento, que ocorrerá na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF, é destinado aos magistrados e servidores dos tribunais de Justiça de todo o País.

 

Leia Mais