Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 25/09/2012

Unidades de internação de jovens no CE serão examinadas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) enviará uma equipe de magistradas ao Ceará para analisar a situação das unidades de internação de jovens em conflito com a lei. A partir desta segunda-feira (24/9), as juízas Cristiana Cordeiro e Joelci Diniz, coordenadoras do Programa Justiça ao Jovem, que fiscaliza unidades em todo o país, vão verificar in loco o que mudou desde a primeira visita do programa ao estado, em novembro de 2010.

 

Leia Mais



 Estudantes de quatro escolas municipais de Cuiabá visitarão a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso nesta segunda-feira (24/9), a partir das 14 horas. Serão 239 alunos que participarão do encerramento da programação do mês do Projeto Poder Judiciário na Escola, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).



 O Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE) participará da VII Semana Nacional da Conciliação, que será promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 7 a 14 de novembro, em todo o Brasil. O evento é o marco anual das atividades desempenhadas para fortalecer a cultura da pacificação social. O movimento coordenado pelo CNJ tem o apoio de todos os tribunais do país e de outras instituições do Poder Judiciário.



 O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou ao público, na última sexta-feira (21/9), aplicativo online visando tirar as dúvidas dos candidatos a respeito da propaganda eleitoral. Fruto de parceria entre a Assessoria de Comunicação e o Núcleo de Educação a Distância do TRE-BA, a ?Cartilha Interativa? pode ser acessada pela página da Agência de Notícias do TRE-BA, no site do Tribunal (menu ?Institucional?) ou diretamente pelo bloco ?Destaques?, na homepage do site.



 O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou projetos visando à ressocialização de apenados e autores de violência contra a mulher, além da ampliação e melhoria no cumprimento de penas alternativas. A solenidade, ocorrida na última terça-feira, no Fórum Clóvis Beviláqua, foi presidida pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, representando o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa.



 Um grupo de jovens moradores da Vila Chocolatão aprendeu um pouco sobre a história do negro na cultura e história do Rio Grande do Sul na última semana. Por meio do projeto de inclusão social da Vila Chocolatão do tribunal, uma equipe do centro de cultura comunitária Quilombo do Sopapo apresentou palestra, vídeo e oficina abordando aspectos da cultura negra. Atividades especiais como essa, ocorreram no Piquete Pôr-do-Sol da Associação dos Servidores da Justiça Federal do RS (ASSERJUFE), localizado no Acampamento Farroupilha do Parque da Harmonia em Porto Alegre, e continuam durante toda Semana Farroupilha.



Uma equipe do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) esteve em Sergipe para conhecer o funcionamento e implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas varas de Aracaju e no Tribunal. Os juízes Ana Paula Luz Faria, titular da VT de Guarapari; Ney Álvares Pimenta Filho, titular da 8ª VT de Vitória, e o servidor Vitorio Bianco Neto, diretor da VT de Venda Nova do Imigrante, foram recebidos nesta terça-feira, 18, pelo desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do TRT da 20ª Região; pelo diretor-geral Ary da Silva Fonseca, e pela secretária-geral da Presidência Teresa Lopes de Castro.



A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) iniciou, na tarde de terça-feira (18/9) mais uma etapa do mais uma etapa do programa ?Justiça Interativa?, abrindo o calendário de palestras deste segundo semestre. Até dezembro, o projeto visitará escolas municipais da capital, fazendo palestras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental.



A V Semana da Conciliação do TJDFT de 2012, que busca obter acordos entre a Seguradora Líder, empresa administradora do DPVAT, e pessoas que sofreram danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre e ainda permanecem incapacitadas em diversos níveis, conseguiu alcançar no primeiro dia 52% de acordos e na terça-feira (18/9) cerca de 60%.



Terminou na semana passada a maratona de capacitação de servidores da segunda instância e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso sobre o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). As capacitações ocorrem devido à instalação do PJe-JT nas nove varas do trabalho de Cuiabá, bem como ao início da plena utilização do sistema em todas as unidades do segundo grau da Justiça do Trabalho em Mato Grosso.



Os tribunais do País têm até o dia 28 de setembro para validar as informações lançadas no Sistema de Questionários, relativos ao Diagnóstico da Gestão Estratégica do Poder Judiciário.



Aos 68 anos de idade, o aposentado José Nascimento realizou um sonho: adquiriu uma casa própria. Ele pagava aluguel por uma residência na Vila Capixaba, em Cariacica/ES, e comprou um imóvel no bairro Eldorado, na região de Vila Bethânia, em Viana, para onde vai se mudar em breve.