Artigos
Compartilhar
Informativo Anamages - 28/01/2013

Tragédia de Santa Maria: mortos três integrantes do Foro


A Comarca de Santa Maria está de luto pela morte de três integrantes do Judiciário local: a Oficiala Escrevente Rosane Fernandes Reherman; o estagiário Augusto Sérgio Kraspenhauer da Silva e a telefonista Natana Pereira Canto.

 

Em razão da perda, que se soma a outras 230 pessoas vitimadas por incêndio em uma boate local, foi decretado o fechamento do Foro por três dias, bem como a suspensão de prazos pelo mesmo período.

 

As medidas foram comunicadas pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Marcelo Bandeira, ao Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

 

O Presidente Marcelo esteve pessoalmente em Santa Maria neste domingo para levar a solidariedade do Judiciário Estadual às autoridades locais e familiares das vítimas. Foi recebido e acompanhado pelo Juiz Diretor do Foro local, Rafael Pagnon Cunha, e pelo Juiz Régis Adil Bertolini, que estava atuando no plantão.

 

Continue lendo...

 

Portal do CNJ facilitará acesso a informações sobre tribunais


O novo leiaute do portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que será lançado em 29 de janeiro, privilegia o acesso a informações sobre os tribunais e oferecerá arquivos de áudio, imagem e vídeo produzidos pelas próprias Cortes em todo o País. Uma seção especial multimídia foi criada para divulgar as campanhas institucionais da Justiça.

 

Outra novidade é a publicação, em tempo real, das notícias das assessorias de comunicação dos tribunais estaduais, mas também dos órgãos da Justiça do Trabalho, Eleitoral e Federal. A ferramenta RSS vai permitir capturar e exibir na capa do portal do CNJ todos os conteúdos jornalísticos à medida que são publicados nos vários sites dos tribunais em todo o Brasil.

 

Para o coordenador de Comunicação Institucional do CNJ, Tarso Rocha, o objetivo da mudança é dar mais visibilidade aos serviços prestados pela Justiça brasileira no portal do Conselho, que obteve mais de 32 milhões de páginas visualizadas nos últimos dois meses. "Com a nova disposição do nosso portal, vai ficar mais fácil para o internauta pesquisar o que os tribunais produzem, em termos de comunicação, pois vamos concentrar essas informações e produtos em um só lugar", explica.

 

Continue lendo...

 

Abertas inscrições para divulgação de trabalhos sobre juizados especiais


O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu inscrições para a seleção de trabalhos científicos sobre os juizados especiais. As melhores pesquisas serão apresentadas no Seminário Juizados Especiais: Diagnósticos e Perspectivas, que o CNJ promoverá em março, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O prazo para o cadastramento dos estudos vai até 4 de fevereiro.

 

Poderão se inscrever docentes, discentes, pesquisadores, professores e demais pessoas com produção científica sobre os juizados especiais, devidamente vinculados a centros ou a grupos de pesquisas, ou a programas de graduação ou pós-graduação. Os trabalhos serão selecionados pela equipe do DPJ, e o resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro.

 

De acordo com o regulamento da inscrição, os trabalhos serão expostos em forma de pôsteres - formato, aliás, no qual deverão ser enviados ao CNJ. O material deverá ser elaborado em Corel Draw, Powerpoint ou Ilustrator, e a versão digital deverá ser encaminhada por meio do endereço http://www.cnj.jus.br/eventos/pages/public/pesquisa/listarPesquisaAbertas.jsf.

 

Continue lendo...

 

Leia outras notícias

 

Presidente do TJRS vai a Santa Maria levar a solidariedade do Judiciário

 

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Marcelo Bandeira, está em deslocamento para a cidade de Santa Maria nesta tarde. O Desembargador, pessoalmente, vai comandar os esforços do Judiciário Estadual no sentido de levar solidariedade e colocar a estrutura do Poder à disposição para auxílio das autoridades e familiares das vítimas. Nesta madrugada, incêndio em uma boate em Santa Maria …


Leia mais →

 

Autorizada interrupção da gravidez de adolescente

 

A Justiça autorizou a interrupção da gravidez de uma adolescente com 13 semanas de gestação. De acordo com a Juíza Caren Leticia Castro Pereira, titular da 3ª Vara Cível de Alegrete, especializada em Infância e Juventude, o diagnóstico de acrania com exencefalia informou a impossibilidade de vida extra-uterina. Assim, por não se estar tutelando uma vida em potencial, eis que …


Leia mais →

 

Mantida prisão de homem que descumpriu medida protetiva

 

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJRS) negou o pedido de habeas corpus a homem que teve sua prisão preventiva decretada após descumprir uma medida protetiva. Ele alegou constrangimento ilegal e a inexistência de elementos suficientes para a manutenção da prisão preventiva. A decisão de negar o pedido de habeas corpus foi tomada de forma unânime pelos Desembargadores …


Leia mais →

 

Supremo nega pedido do PSDB e DEM contra MP que abre créditos extraordinários

 

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, indeferiu pedido de liminar que pleiteava a suspensão dos efeitos da Medida Provisória (MP) 598, que abriu créditos extraordinários em favor de órgãos e empresas estatais. A liminar foi pedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4904, ajuizada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo Democratas (DEM), questionando …


Leia mais →

 

Legislação previdenciária é tema do Saiba Mais desta sexta-feira

 

O Saiba Mais, canal oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube, apresenta nesta sexta-feira (25) uma entrevista com a advogada especialista em direito previdenciário Maria Teixeira, que fala sobre legislação previdenciária. Ela esclarece como foi criado o Sistema de Legislação da Previdência Social, quais são seus benefícios e suas principais normas. Acompanhe a entrevista no canal do STF no …


Leia mais →

 

Mutirão carcerário concede benefícios a 153 presos em Londrina

 

As equipes das 1ª e 2ª Varas de Execuções Penais do Tribunal de Justiça realizaram, com excelentes resultados, mutirão carcerário em Londrina, referente a processos executórios da Vara de Execuções Penais (VEPs) e Corregedoria dos Presídios da cidade. No mutirão, coordenado pelos juízes da 1ª e 2ª VEPs, respectivamente Eduardo Lino Fagundes Júnior e Moacir Antonio Dala Costa, foram analisados …


Leia mais →

 

Piauí entrega certificado de conclusão de cursos a apenados

 

Nesta semana, 20 apenados da Colônia Agrícola Major César Oliveira receberam certificado de conclusão dos cursos de cooperativismo, empreendedorismo, granja de suínos, avicultura caipira, caprinocultura e psicultura, e certificados de participação em palestras, todos ministrados no estabelecimento penal pela equipe multidisciplinar da 2ª Vara Criminal de Teresina, formada por colaboradores voluntários da Justiça. Na terça-feira, 22/01, o juiz José Vidal …


Leia mais →

 

Juízes assinam convênios para reinserir apenados

 

Juízes da Comarca de Fortaleza participaram, na terça-feira (22/1), da solenidade de assinatura de 11 convênios e termos de cooperação para instalação do projeto “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida”. A iniciativa visa contribuir com a reintegração e inclusão social de detentos e egressos do sistema carcerário por meio da educação e capacitação profissional. Idealizado pela Fundação …


Leia mais →

 

Investigação social em concurso público pode ir além dos antecedentes criminais

 

A investigação social exigida em edital de concurso público não se resume a verificar se o candidato cometeu infrações penais. Serve também para analisar a conduta moral e social ao longo da vida. Com esse fundamento, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso de candidato em concurso da Polícia Militar (PM) da Rondônia, que pretendia …


Leia mais →

 

Taxa Selic não pode cumular com correção monetária

 

Por maioria de votos, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu parcialmente recurso da Brasil Telecom S/A contra decisão do próprio tribunal em uma ação de indenização. A Turma afastou a aplicação de correção monetária no mesmo período de incidência da taxa Selic. Prevaleceu a tese apresentada em voto-vista do ministro Luis Felipe Salomão, ficando vencido o …


Leia mais →

 

Portal CNJ – Correição na Paraíba terá como foco setor de precatórios

 

A Corregedoria Nacional de Justiça inicia na próxima quarta-feira (30/1) uma correição no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) com foco no setor responsável pela gestão de precatórios. O corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, estará em João Pessoa entre quarta (30/1) e sexta-feira (1º/02), para acompanhar os trabalhos. A correição será feita junto às unidades administrativas da Justiça …


Leia mais →

 

Tribunais fazem plano para atuar na Copa

 

Os tribunais com jurisdição em cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 devem apresentar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro, seus planos para a prestação jurisdicional em casos decorrentes dos eventos esportivos. “A ideia é que o usuário dos serviços judiciais não saia do local de atendimento sem uma solução …


Leia mais →

 

Justiça On-line: Fórum de Joinville implanta fornecimento de certidões pela internet

 

A partir da próxima segunda-feira (28/01), os moradores da Comarca de Joinville poderão solicitar e ter acesso a certidões judiciais, sem precisar sair de casa. A iniciativa é do juiz Rudson Marcos, titular da 4ª Vara Cível e Diretor do Foro de Joinville, que implantou recentemente o sistema de fornecimento de certidões “on-line”, pelo Cartório de Distribuição do Fórum. “A …


Leia mais →