Artigos
Compartilhar
Boletim Diário de notícias - 24/01/2013

 

CNJ no Ar destaca estudo sobre gestão de tribunais

 

 


O CNJ no Ar desta quinta-feira (24/1) vai tratar sobre o diagnóstico que será feito das áreas de orçamento e gestão dos Tribunais de Justiça. O estudo vai servir de base para a elaboração de um modelo de alocação de recursos que dê maior eficiência à gestão das Cortes brasileiras. Em entrevista ao CNJ no Ar, a diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho, Janaína Penalva, vai falar sobre esse trabalho.

 

Leia Mais

 

Novos presos serão transferidos até construção de unidade em Planaltina

 


O Governo de Goiás vai repassar à Prefeitura de Planaltina R$ 2 milhões para a construção de uma unidade provisória com capacidade para 86 detentos, com o objetivo de solucionar a situação caótica que se instalou no município desde a interdição parcial do atual presídio e da Delegacia de Polícia Civil, superlotados e carentes de estrutura. Até lá, em caso de novas prisões, os detentos ficarão detidos em municípios vizinhos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (23/1), em reunião realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado (TJGO).

 

Leia Mais

 

TJCE atinge acordo em 96% das audiências com credores de precatórios

 

 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concluiu, na segunda-feira (21/1), a primeira pauta de 2013 de audiências de conciliação com credores de precatórios do Estado. Dos 75 casos, 72 terminaram em conciliação, o que representa 96% de êxito.

 

Leia Mais

 

TJAL realiza 100 casamentos em cerimônia coletiva na próxima sexta, dia 25

 

 

O Tribunal de Justiça de Alagoas (Tjal) realizará, na próxima sexta-feira (25/1), cerimônia de casamento coletivo para 100 casais. O evento será realizado pelo programa Justiça Itinerante, coordenado pelo juiz André Gêda Peixoto Melo, e acontecerá na Casa de Eventos Babado Novo, em Maceió.

 

Leia Mais

 

Justiça Itinerante realiza mais de 39 mil atendimentos no Piauí

 

 

O programa Justiça Itinerante realizou, no Piauí, mais de 39 mil procedimentos durante as jornadas do programa na capital e interior do Estado em 2012. De acordo com o balanço das atividades realizadas na jurisdição do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), o destaque foi para as ações ajuizadas e julgadas, que somaram mais de 5 mil processos, evidenciado o objetivo de oferecer acesso rápido e gratuito ao Judiciário piauiense.

 

Leia Mais

 

Tribunal de Mato Grosso tem o 5º melhor desempenho do país

 

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso obteve a quinta melhor colocação entre os 27 tribunais de Justiça estaduais de todo o Brasil, segundo análise do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A corte mato-grossense foi avaliada quanto ao atendimento dos requisitos para implantação da gestão estratégica nas cortes, ou seja, se utilizam seus recursos humanos, tecnológicos e financeiros com eficiência na busca de excelência na prestação jurisdicional.

 

Leia Mais

 

Corregedoria discute violência contra crianças em Arapiraca

 

 

Nesta quinta-feira (24/1), o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, Alcides Gusmão da Silva, realizará, a partir das 9h, no auditório do Fórum Desembargador João de Oliveira e Silva, em Arapiraca, uma audiência pública com autoridades locais, promotores de justiça, juízes, defensores públicos e representantes de órgãos de segurança, além de profissionais que atuam na área da infância e juventude, para discutir a violação de direitos de crianças e adolescentes.

 

Leia Mais

 

Justiça de 1ª instância de SP distribui quase 35 mil processos por dia

 

 

A justiça de 1ª instância do Judiciário de São Paulo registrou aumento no número de processos que deram entrada no mês de dezembro. Foram distribuídos, no período, 487.885 novos processos nos 14 dias úteis do mês, registrando uma média diária de quase 35 mil por dia. Esse número representa crescimento expressivo se comparado ao mês de novembro, cuja média diária foi de aproximadamente 24 mil processos distribuídos em 19 dias úteis.

 

Leia Mais

 

Justiça do Trabalho estimula o teletrabalho no Espírito Santo

 

 

O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), por meio de ato presidencial, regulamentou o teletrabalho, uma modalidade de serviço realizada com a utilização de recursos tecnológicos fora das dependências dos órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. O objetivo é promover meios para motivar e comprometer os servidores com os objetivos da instituição estabelecidos no Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho para o quadriênio 2010 a 2014.

 

Leia Mais

 

Ressocialização de presos em Saloá (PE) já atinge 200 beneficiados

 

 

Ter uma segunda chance na vida é fundamental para quem quer começar de novo. Pensando nisso, o juiz Enéas Rocha, na Comarca de SaloḠlocalizada no Agreste pernambucano, deu um impulso na alfabetização de adultos por meio do Projeto de Ressocialização de Detentos da cadeia pública do município. Desde 2009, quando a atividade início, já chega a 200 o número de presos provisórios beneficiados.

 

Leia Mais

 

Corregedoria do RN realiza maior número de correições da história

 

 

A Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) alcançou a marca de mais de 43 mil processos fiscalizados no biênio 2011/2012. Com esse número, o desembargador Cláudio Santos encerrou sua gestão na Corregedoria com o maior número de inspeções já realizadas na história do órgão. No total, foram 113 unidades jurisdicionais fiscalizadas, além do acompanhamento de mais de 400 correições realizadas pelos próprios magistrados.

 

Leia Mais

 

Corregedoria verifica cumprimento de determinações feitas ao TJPI

 


Correição feita no início desta semana pela Corregedoria Nacional de Justiça, nas unidades judiciárias e administrativas da Justiça estadual do Piauí constatou que grande parte das recomendações feitas ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) em outubro do ano passado estão sendo cumpridas. As recomendações foram feitas após um processo de revisão de inspeção, realizado em agosto de 2012.

 

Leia Mais